Saturday, January 06, 2007
Podemos escolher a família?

Os cientistas descobriram que todos os animais têm emoções e que são elas que ajudam a perpetuar as espécies. Um gato (ou cão, uma vaca, um porco, um melro, um elefante, uma galinha...) sentem emoções: estão felizes, tristes, impacientes, apreensivos, amorosos, odientos...sentem alegria, raiva, desespero, compaixão, agressividade...
Os cientistas perderam (e continuam a perder) imenso tempo para verificar isso. Os filósofos começam a perceber que o homem só pode responder à eterna pergunta: Quem sou? se souberam reconhecer a sua ligação aos animais e procurar saber Quem são Eles?. Esta semana um estudo publicado numa revista revela que os cães são parentes mais próximos dos homens do que os macacos. (A nível social, entenda-se: os cães interagem connosco facilmente, compreendem-nos à primeira).
Os cães, se perdessem um minuto com os resultados da humana ciência, uivariam de desespero com tão próximo parentesco. Afinal que animais podem querer ser parentes do homem, esse homem que no séc. XXI consegue:
- Condenar um outro homem à forca.
- Filmar a execução
- Difundi-la para todo o mundo
Entre garfadas de um jantar mais ou menos lauto, os homens viram outro homem a ser enforcado pelos seus crimes contra outros homens.
Já agora - pergunta o cão (o gato, a galinha, o elefante, a vaca, o porco, o melro) - quem vai depois enforcar quem enforcou esse homem? E depois os que enforcaram os carracos, e os outros e os outros.... e assim por diante até terem extinto a espécie de inteligência superior??? Ou não é assim que as coisas se passam???
Pobre cão, macaco, gato, melro, vaca, elefante, galinha, porco e tal... com primos destes...